4 dicas para escolher a moldura perfeita
Emoldurar não é apenas ser capaz de pendurar sua foto na parede. Você precisa saber como escolher a moldura certa que irá valorizar sua peça e também complementar seu espaço interior. Muitos fatores influenciam na escolha de uma moldura personalizada.
Há uma variedade de estilos, cores e formas de molduras que podem ser utilizadas em pinturas, fotografias e espelhos. Os acabamentos podem ser na cor prata, dourado, laminado, rústico, amadeirado, colorido, metalizado e provençal.
Para ajudá-lo a escolher a moldura perfeita para complementar sua peça, reunimos algumas dicas. Confira!
1 – Moldura de madeira ou metal?
Antes de mais nada, é preciso considerar o material da moldura para escolher a cor, espessura e estilo da armação. Claro, a imagem que você deseja enquadrar também desempenha um papel importante na sua escolha.
Por Exemplo, peças modernas, como arte abstrata ou fotos em preto e branco, são bem complementadas em uma moldura de metal. As armações de metal aprimoram sutilmente a tela com um acabamento nítido.
Por outro lado, as molduras de madeira oferecem um visual mais robusto e tradicional. Elas são ótimas para pinturas, fotografias ??ou obras de arte. As molduras de madeira complementam essas peças com detalhes elegantes.
2 – Cor da moldura
Você pode escolher uma variedade de abordagens quando se trata de selecionar a cor da moldura, seja para destacar um recurso em seu trabalho artístico ou para tentar complementar um estilo de design de interiores.
Uma boa dica é escolher uma cor que esteja presente na imagem que será emoldurada. Para uma peça que é basicamente de uma cor, escolher uma moldura do mesmo tom irá emitir uma sensação de estabilidade.
Essa é uma opção segura que não só acentua uma cor específica, mas também dá uma sensação de continuidade na exibição.
3 – Procure criar um efeito dramático
Para uma peça limpa e simples, considere escolher uma cor de moldura que seja completamente oposta à da imagem. Isso cria um efeito dramático e atrai todos os olhares para a tela emoldurada.
Essa abordagem pode funcionar com qualquer peça, simples ou caótica. Uma moldura de cor oposta deve chamar a atenção para o espaço em que a imagem está sendo exibida. Além disso, faz uma declaração ousada sobre a cor, sem criar uma sensação desordenada na arte.
4 – Pense neutro
Se você não quiser destacar uma cor específica em sua peça e nem mesmo uma cor oposta, escolher uma moldura de cor neutra é a melhor opção. As molduras brancas são limpas, clássicas e atemporais.
Elas realmente podem fazer todas as cores se destacarem em uma imagem. Por outro lado, as molduras pretas também são neutras e clássicas, o que pode complementar quase todas as obras de arte ou fotografias.
Conclusão
Por fim, lembre-se que o estilo de design de interiores que você procura preservar também pode afetar na escolha da moldura para uma imagem. Seja qual for o visual que você esteja pretendendo, com certeza encontrará a moldura certa para complementar seu ambiente, bem como sua arte.
Ao selecionar uma cor de moldura que corresponda a um pequeno tom dentro da peça, a atenção será voltada para essa cor dentro da arte. Esse método fará com que sua imagem se destaque, além de atrair os olhos para o quadro (porque não será da mesma cor da maior parte da imagem).