Este ano, a Pantone revelou não uma, mas duas cores: um amarelo brilhante e ensolarado, e a cor cinza que é bastante sóbria. De acordo com a Pantone, a ideia por trás dos dois tons é transmitir uma mensagem de força e esperança, em razão da pandemia do Coronavírus.

Mas além de servir como um símbolo do que sofremos nos últimos meses, bem como uma previsão para o futuro, as cores selecionadas pela Pantone têm um propósito totalmente diferente: elas definem o tom para a indústria, e isso pode durar anos.

As cores escolhidas inevitavelmente acabam em destaque nas paredes das casas, em filmes e programas de TV, bem como em uma variedade de produtos de consumo: utensílios de cozinha, malas, móveis, sapatos, bolsas e, é claro, roupas.

O significado das cores

Pantone 17-5104: Ultimate Grey (cinza) e Pantone 13-0647: Iluminante (amarelo) são cores contrastantes, mas representam neutralidade, calor, solidez e otimismo.

Ultimate Grey é a cor da resiliência, da força, que garante e incentiva sentimentos de compostura e estabilidade.

O amarelo é a cor do otimismo: brilhante e ensolarado, ele encapsula aqueles profundos sentimentos de positividade que todos nós precisamos neste momento.

A Pantone também decidiu terminar o ano de 2020 com o cinza como a cor do mês e Classic Blue como a cor do ano. O cinza tem suas associações com a força, com a história e também com elementos naturais sólidos como as rochas.

Por que as cores reveladas pela Pantone são importantes?

Parte da popularidade das cores selecionadas pela Pantone para marcar 2021 se deve a uma série de acordos que a empresa faz a cada ano com grandes empresas como a Adobe e a marca de malas Away.

Assim que a “cor do ano” é anunciada, os consumidores recebem joias combinando, malas e até skates na cor escolhida pela Pantone. Mas não é só por isso que essas cores se tornam um fenômeno global.

A Pantone é essencialmente proprietária da indústria de cores dos Estados Unidos, portanto sua influência afeta meses, e às vezes anos de decisões de design. Essas escolhas também não são feitas casualmente, já que a cor de um produto muitas vezes dita a percepção do consumidor.

As cores influenciam o consumidor

Muitas pesquisas apontam que a cor afeta as decisões de compra do consumidor. Aliás, por isso que a Apple adiciona uma nova cor à linha do iPhone todos os anos.

Portanto, embora nem todas as cores do ano sejam capazes de ditar a estética de uma geração inteira de negócios como o rosa pálido onipresente fazia quatro anos atrás, é seguro dizer que provavelmente veremos os tons deste ano, cinza e amarelo, nos próximos anos.

Se você não estiver pronto para pintar um cômodo inteiro com qualquer uma dessas cores, recomendamos começar com alguns itens de destaque, como almofadas e cortinas.